Rinoplastia
CRM/SP: 169.378 - RQE/SP: 72.440
São José dos Campos - SP
Vacina para Rinite
A imunoterapia é conhecida popularmente como vacina para rinite ou para alergia. Ela se baseia na administração gradual e progressiva de alérgenos (substâncias que induzem reação alérgica) com a finalidade de melhorar os sintomas quando o paciente é exposto a tais substâncias.
O tratamento proposto é personalizado e foca nos principais alérgenos que desencadeia os sintomas de cada indivíduo especificamente.
A vacina é personalizada ou padronizada?

3 cups
Blueberries
3 cups
Flour
Pólens
gramas e flores
1 cup
Sugar
1½ cups
Butter
Pêlo de animais
cães e gatos
Insetos
hematófagos
baratas
Ácaros
Blomia tropicalis e
Dermatophagoides
Alimentos
Leite e ovo
Fungos
Diversos
"Os alérgenos estão no nosso cotidiano e podem passar despercebidos na maior parte das vezes".
O Consenso Internacional sobre Imunoterapia antígeno-específico composto pelas Academias Americana e Européia de Asma, Alergia e Imunologia Clínica e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que:
A Imunoterapia antígeno-específica é o único tratamento que pode mudar o curso natural da doença alérgica, impedindo o desenvolvimento de asma e de novas sensibilizações a alérgenos.
Os tratamentos podem ser por via oral (gotas) ou por via subcutânea (injeção). Ambos mostram-se seguros, efetivos e de fácil administração.
Tenho sintomas de rinite, mas isso é alergia a quê?
A rinite pode ser alérgica e não alérgica. Cada caso precisa ser analisado por um médico para obter o melhor resultado clínico de cada paciente.
A rinite alérgica é causada pelo contato dos alérgenos desencadeando sintomas. Os alérgenos estão no nosso cotidiano e podem passar despercebidos na maior parte das vezes.
Para saber se a pessoa é alérgica a alguma substância específica são usados exames diversos como importantes instrumentos para um diagnóstico preciso. A bateria de testes utilizada, geralmente, contém antígenos diversos que podem demonstrar que o paciente é alérgico a substâncias que nunca percebeu. Os teste mais comumente usados são o Prick test (teste de provocação cutânea) ou teste de RAST (radioallergosorbent).
Quanto custa a vacina para rinite?
O tratamento com vacina para rinite demanda tempo e adesão do paciente. O tempo varia de 2 a 3 anos em média e isso demanda uma programação financeira do paciente para que se administre a vacina periodicamente. Deste modo, cada caso é diferente do outro, implicando também em custos diferentes. Tais custos precisam ser avaliados conforme a clínica, evolução e pacotes que cada serviço oferece. Os valores médios que tenho visto em São Paulo e região, incluindo São José dos Campos, gira em torno de R$200,00 por mês tanto para tratamento em gotas quanto subcutâneo. Esses tratamentos são retirados (no caso de gotas) ou aplicados (no caso de subcutânea) na própria clínica.
Já é conhecido na literatura médica que a soma dos custos de consultas, internações, medicamentos e de prejuízos no trabalho e escola é financeiramente superior aos gastos com a imunoterapia, se comparada ao seu tempo de ação (7 a 8 anos ou mais).
A imunoterapia antígeno-específica é o único tratamento que pode mudar o curso natural da doença alérgica, impedindo o desenvolvimento de asma e de novas sensibilizações a alérgenos.
Academias Americana e Européia de Asma, Alergia e Imunologia Clínica; Organização Mundial de Saúde (OMS)
Gostou, tem interesse? Tem mais dúvidas?
É com prazer e entusiasmo que espero você para tirar dúvidas e oferecer um excelente tratamento que apresenta resultados consistentes pela ciência médica e em expansão na área da alergologia.